sexta-feira, 26 de março de 2010

Garçom não mais...Correndo riscos. apostando alto!




Hoje dia 26, um dia antes do dia do circo eu ''aposentei'' oficial e temporariamente (talvez, espero que definitivamente) minha carreira de garçom. Pra que vocês percebam a proporção da coisa eu vou explicar, eu ganhava (como garçom) um salário mínimo, trabalhava oito horas por dia (e sempre que excedia ganhava hora extra, coisa rara aqui) seis dias por semana, sendo que por ventura uma ou outra semana acontecia de eu não ter folga alguma (apesar de receber um dia extra era desgastante) e minha carteira profissional estava em caminho de ser registrada.
Parece tentador não é mesmo? É tudo que uma pessoa normal sem o segundo grau, se quer, iria querer ou até mesmo poder alcançar. Mas nem é tão belo assim!
já que todas ou quase todas as minhas atividades artístico culturais estavam inviabilizadas devido a dedicação ao trabalho, isso sem falar na minha vida pessoal sendo drenada em todos os níveis.

Nada de bater cartão na casa da namorada. MÃE? quase nunca via, pois a mesma mora no centenário.
Trupe de palhaços? As noites paulafonsinas sentiram falta das patetices do paiaços(?) hehehehehe.

Vejam bem, eu trabalhava das 17 horas (com regime militar em relação a pontualidade) até as variantes de 00:30 e 02;30 (repito que recebia hora extra, que nada me valia quando queria mesmo está dormindo) para os ''dia da semana'' e começava as 16:00 para os fins de semana. Acordava eu entre 9:00 e 11:00 da manha para ter que ensaiar meu novo show de comedia (stand-up comedy) na UNEB...ter que ver namorada, mãe e irmão...ah! e comer quando dava...fiquei me perguntando o que tava fazendo de minha vida. O oficio de garçom já não é dos melhores, tem muito cliente chato, imprevistos estressantes e hora de pico que te enlouquece! Como se não bastasse eu não lido bem com hierarquias. Posso afirmar que o ambiente de trabalho é sempre caótico e danoso a saúde física, mental e emocional de qualquer ser vivo.
Para ilustrar melhor deixo um trechinho de uma musica de meu amigo Saulo:

" Trabalho, Trabalho mas meu salário mal visita meu bolso
mas eu Trabalho,Trabalho feito um louco
me destruindo, produzindo lucro
e dizem que sou um privilegiado por estar empregado destruindo meu corpo.
enriquecendo o patrão..."

Pois foi pensando nisso que refleti muito, mais muito mesmo. Eu que sempre defendi a arte enquanto oficio, ganha pão, pois já exerci por muito tempo a atividade de desenhista retratista e conseguia me virar relativamente bem...alias se tratando de eu estar cumprindo meu próprio horário, trabalhando em casa, com algo que gosto PRA CARALHO eu ganhava bem.

E é disso que trata esse post, quero me jogar, arriscar, VOU VIVER DE ARTE...uma odisséia? Talvez, mas prefiro pagar pra ver onde vai dar do que vender minha autonomia, meu sangue e vida a uma empresa de interesse alheios.
Eis o primeiro passo, querer!
Ai você se pergunta...é fácil? Não, não é...mas nada é e além do mais conto com o apoio de uma pessoa MUITO FODA na minha vida, minha namorada, que me ajudou a abrir meus olhos em relação a isso, e me guiou a um reencontro com esse instinto selvagem e juvenil que sempre tive, e a pouco havia esquecido.

Bom, eu que sou um artista multimidia (palhaço, desenhista, artista plastico, ator comediante, cantor, compositor, poeta e sobre tudo um ATIVISTA CULTURAL) quero modificar, não só a minha mas varias vidas purai!

11 comentários:

  1. PARABENS!!!

    ISso ai chama coragem, se é isso que voce quer, se voce quer mesmo sacrificar essa HORA EXTRA VEI.. ta certo meRmo..kkkkkkkkkkk
    se voce vai fazer esse esforço pela arte e pelo se sono TA CERTO..kkk

    mas falando serio, " só quem sabe aonde quer ir, CHEGA LA" -

    ResponderExcluir
  2. O trabalho tem que ser feito com prazer. Vivemos apenas uma vez, e não é para sempre. Interessa é que "sejamos" felizes. Dinheiro no bolso apenas tem que ser o suficiente para satisfazer nossas necessidades, sejam elas fisiologicas ou culturais, a mais do que isto, é apenas papel.
    Ótima iniciativa. Os talentos não foram feitos para ficarem escondidos, devem ser revelados.
    Sucesso na carreira, que você tem muito futuro.

    Grande abraço
    Henrique

    ResponderExcluir
  3. EEEEEEEEEEEEE . maiis vc vai pedir demiçãão . ?
    PORRA PARABEEENS . vc realmente acredita no que gosta. e faz . PARABEEENS.

    ResponderExcluir
  4. estou extremamente surpreso e imensamente feliz por sua atitude, chuck. particularmente adoro essas revoltas e mudanças chocantes, até porquê passei por uma situação parecida no mês passado, né? E agora só me resta desejar sucesso pra tu, cabra. Siga sorrindo e nos fazendo rir. Parabéns pela coragem!

    ResponderExcluir
  5. Esse cabra é arretado mesmo....
    Manda ver na palhaçada, homi....
    Garçon agora, só nas piadas....
    Saudações virtuais

    ResponderExcluir
  6. É sempre muito bom romper com essas barreiras que nos impedem de estarmos em contato com aquilo que julgamos ser o nosso ideal de felicidade. Romper com as barreiras do capitalismo é o que muita gente quer, e você já deu o primeiro passo para tal, pois o mesmo pode até tentar roubar o nosso corpo, mas nunca nossa alma.
    Parabéns pela coragem de aceitar o seu caminho que já não é mais tão novo, mas que proporciona a você pela essência do mesmo uma agradável surpresa e uma alegria impregnada que deixa tudo muito mais leve.

    ResponderExcluir
  7. é isso...
    sei lá o que dizer...
    parabéns, eu acho!
    tou na mesma situação que você, mas não consigo deixar o trampo. Enfim... BOA SORTE MEU VÉIO!!!

    ResponderExcluir
  8. Opa, cheguei! Lembra da conversa no orkut hoje de manhã? Pois é, agora vim dar uma olhada no blog...
    Dá-lhe Chucky Nóia, a vida do empregado já foi questionada várias vezes na história por pessoas inteligentes e é bom ver que a ficha caiu para você também.
    O trabalho deve engrandecer o homem, e não transformar ele em uma máquina de lucros. Tudo bem que você não trabalha numa industria ou linha de produção, mas acho que já deu para sentir o desespero.
    Pensa só quanto tempo você gasta numa indústria fabricando apenas uma parte ínfima, repetitiva, onde você não conheçe o produto como um todo, ou seja, não pode fazê-lo por conta própria, além do mais produzindo algo que NÃO É SEU, e que não possui arte nenhuma, já que não é artesanal.
    Aqui vemos como o trabalhador vende apenas a sua inteligência e força de trabalho por salários curtos... e depois vem a mídia alienante para tomar o pouco que o trabalhador ainda ganha!
    Eu pretendo trabalhar de programador, pois criar programas de computador, mesmo que para as massas é algo único, já que você só faz uma vez para que todos usufruam, para mim é como uma arte da lógica, se bem me entende.
    Força aí Zed! Qualquer coisa este velho companheiro está 100% à sua disposição, já que temos alguns ideais bem parecidos!

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo... eis aí coragem nada mais que coragem, essa que é mais que muitas outras coisas admirada por mim. Pra ti o que não vão faltar serão oportunidades e com essa escolha só o que lhe resta é ser feliz pq vc está escolhendo o SEU caminho que é o essencial nessa busca!
    Sorteeee!!!

    =***

    pS: Pri.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com sua atitude! E você sabe fazer arte como ninguém. =)
    Você tem arte no suor, você tem arte em cada passo dado na rua, e nada mais justo do que Viver daquilo que já vive em você.

    ResponderExcluir
  11. - bora atualizar esse blog, chuck! conte-nos como anda a vida de palhaço e as apresetações de stand-up...

    ResponderExcluir